Muito têm se falado da importância da diversidade – isso porque respeitar as diferenças é fundamental para o processo de convivência em sociedade. Nesse contexto, quando falamos de pluralidade de pensamento, a diversidade cognitiva é um dos aspectos mais relevantes a serem considerados pelas lideranças empresariais na hora de estruturar um time, pois isso pode se converter em produtividade e inovação.
Nos últimos anos a cultura da diversidade tem ganhado um espaço relevante na sociedade. No ambiente corporativo, cada vez mais as empresas têm se preocupado em estruturarem equipes formadas por pessoas que tenham posicionamentos distintos, como forma de enriquecer a troca de experiências e a geração de novas ideias. Inclusive durante os processos seletivos, são aplicados testes de perfil comportamental, como forma de avaliar o candidato em diferentes situações que envolver o ambiente de trabalho.
Ao realizar essa análise, o recrutador poderá identificar o profissional que mais se encaixa na estratégia da organização. Esse aspecto impacta positivamente na resolução de problemas do cotidiano e na estruturação de novos projetos no ambiente organizacional, pois critérios diferentes são utilizados para avaliar o mesmo cenário em questão. Essa pluralidade de ideias representa melhoria na performance, segundo o estudo da consultoria McKinsey, denominado Diversity Matters.
O relatório apontou que organizações comprometidas com a diversidade tem mais chances de obterem melhores resultados financeiros em relação às que não possuem iniciativas nesse sentido. Além disso, empresas onde a diversidade é cultivada, têm até 11% a mais de chance de possuírem funcionários que se sentem confortáveis para se expressarem livremente no ambiente corporativo.
Em função desse aspecto, os colaboradores também podem ficar mais à vontade para proporem novas ideias e soluções para as práticas cotidianas, sem que tenham medo de sofrer eventuais retaliações por parte dos colegas ou líderes. No entanto, garantir a segurança psicológica do time é fundamental nesse processo, como veremos em seguida.
Lideranças devem garantir a segurança psicológica
Esta é uma das principais questões que envolvem a cultura da pluralidade nas organizações. Isso porque ainda que a diversidade cognitiva esteja presente, a chamada segurança psicológica precisa ser preservada. Ela deverá garantir que as particularidades de cada indivíduo sejam respeitadas, e a liderança possui um papel importante nesse processo.
Esse gestor precisa promover discussões a respeito do tema e lidar de maneira assertiva com eventuais conflitos que podem surgir em função dos diferentes posicionamentos da equipe. Ao assumir uma postura humanizada e empática, o líder permitirá que seus colaboradores se sintam confortáveis para exporem suas ideias e defenderem seus posicionamentos no ambiente de trabalho, sem qualquer receio de serem mal interpretados.
Aspectos como estes que falamos acima contribuem para a segurança psicológica dos colaboradores. Isso porque quando o ambiente é ‘seguro’, do ponto visto emocional, este passar a ser também mais colaborativo, o que reflete nos resultados daquela organização – abaixo falaremos mais sobre esse tema.
Ambiente colaborativo impacta na performance do time
Ao falarmos da alta performance, logo pensamos apenas em eficiência e produtividade de uma empresa – já abordamos esse tema em outro texto aqui no blog. No entanto outros diversos fatores precisam estar alinhados para garantir a otimização de processos e a maximização dos resultados em uma organização – e um destes aspectos se refere ao ambiente de trabalho.
Quando a colaboração mútua, ao invés da competição, é estimulada no espaço funcional, os colaboradores passam a trabalhar juntos na busca pelos resultados daquela organização. Nesse contexto cabe ao líder incentivar a realização de tarefas em grupo, pois quando isso acontece o trabalho ganha ainda mais força.
Isso porque a sinergia está entre as principais bases de uma equipe produtiva, o que gera um maior engajamento. Essas iniciativas fazem com que os colaboradores possam se identificar com a organização, desenvolvendo um sentimento de pertença. E então, gostou do tema? Quer implementar ações de diversidade cognitiva na sua empresa e assim promover a melhoria do ambiente organizacional?
Entre em contato com nossa equipe e conheça nosso portfólio completo de soluções. Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado de trabalho, carreira, ambiente de negócios, cultura e clima organizacional, e gestão de alta performance siga nosso perfil nas redes sociais pelo @provoko.
Últimos Artigos do Blog
O impacto do engajamento de funcionários para o sucesso empresarial
O engajamento de funcionários tem sido tema de estudos globais devido ao seu impacto direto [...]
A deterioração global da saúde mental é preocupante, segundo relatório sobre saúde mental 2024 do Gullup
Alguns se preocupam que estejamos saindo do controle. O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterrez, [...]
Você Conhece os Benefícios dos Treinamentos Corporativos?
No mundo dos negócios, a capacitação contínua dos colaboradores é essencial para manter uma vantagem [...]
A importância da psicologia positiva no meio profissional
A psicologia positiva, focada em identificar e fomentar os aspectos positivos das pessoas, tem ganhado [...]
Benefícios de Implementar a Certificação OEA na Sua Empresa
No competitivo mundo dos negócios, a eficiência e a segurança nas operações logísticas são essenciais [...]
Os 3 pilares essenciais para a área de RH: Transparência, Equidade e Desenvolvimento
No dia 03 de junho, comemoramos o Dia do Profissional de RH, uma data dedicada [...]
Equilibrando a liderança humanizada em meio à crise: um desafio de empatia e resiliência
No turbilhão da vida corporativa, os líderes enfrentam constantes desafios, mas talvez nenhum seja tão [...]
Provoke-se! Desafios mensais para você se provokar
A Provoko está com um desafio muito especial! E você está convocado: realize o Desafio [...]
Agenda 2024 da Provoko
Confira a agenda do ano de 2024 da Provoko! Capacite-se este ano com nossos treinamentos [...]