Liderança de alta performance passa pela gestão de pessoas

Quando falamos em liderança de alta performance, logo pensamos em eficiência e produtividade de uma empresa. E isso está correto, porém é preciso ter a clareza de que existem diversos fatores que precisam estar alinhados para garantir a otimização de processos e a maximização dos resultados de uma organização. Entre estes está a melhoria contínua do ambiente de trabalho, que passa também pela adoção de uma postura humanizada do líder.

Quando se trata de processo em sua essência, este precisa ser desenvolvido e otimizado conforme as necessidades daquela organização. Por isso o líder de alta performance tem a missão de tornar a operação mais ágil e interativa, de modo a guiar sua equipe de forma rápida e eficaz na busca por soluções para determinados problemas do cotidiano e/ou novos projetos. Como o nome mesmo já diz, seu papel é obter com agilidade o máximo de resultados, tanto seus., quanto de seu time.

Dessa maneira, o crescimento sustentável de uma empresa requer uma formação ágil de profissionais, que, além de qualificados, estejam comprometidos e engajados com esse processo – e isso também envolve a saúde mental como falaremos mais abaixo. Para alcançar esses objetivos junto à sua equipe, esse líder precisa potencializar atitudes e relacionamentos, motivando e inspirando a todos. Isso porque um time de alta performance precisa, essencialmente, de um bom gestor, e que, sobretudo, atue como um facilitador na resolução de problemas.

Ao envolver todos na tomada de decisões, a tendência é que a cultura organizacional se torne horizontal, desburocratizando processos e facilitando a comunicação entre todos os envolvidos. Ao construir um planejamento que funcione de forma orgânica, sem que haja a necessidade de sua intervenção, o líder de alta performance terá mais tempo para planejar novas ações.

Com isso, além de desenvolver as competências comportamentais da equipe, esse líder deve exercitar o autoconhecimento, e garantir melhores condições de trabalho para os seus colaboradores, o que envolve ainda os campos social, físico e psicológico. Esta figura precisa criar um ambiente em que todos possam se sentir motivados a realizarem os processos, potencializando as capacidades de cada um de seus colaboradores.

Saúde mental impacta na performance da empresa

Além de evitar situações causadas pela sobrecarga de trabalho, como é o caso do burnout, um ambiente saudável impacta positivamente nos resultados de uma empresa. Isso porque colaboradores satisfeitos também são mais comprometidos com a performance daquela organização.

Como já falamos em outro texto, a liderança é tóxica é capaz de afetar o ambiente organizacional, inclusive atingindo o desenvolvimento dos times. Levantamento da consultoria de gestão de pessoas Mindsight indica que 9 entre 10 brasileiros acredita que o burnout está diretamente relacionado a modelos de liderança despreocupados com a sobrecarga de trabalho de seus colaboradores.

Nesse cenário a liderança humanizada tem um papel fundamental – e isso vai além da ideia de um chefe ‘bonzinho’. Esse líder deve valorizar a importância da força de trabalho daqueles profissionais, de modo que todos se sintam amplamente envolvidos com os processos e resultados.

Com isso, fatores como colaboração e empatia precisam ser cultivadas na equipe – quando não o ambiente não propicia o bem-estar emocional, a produtividade e o desempenho da equipe são diretamente afetados. É o alinhamento correto entre corpo e mente que garantirá a alta performance.

Liderança humanizada inspira e contribui na busca por resultados

Ao assumir uma postura humanizada, o gestor inspira e motiva a proatividade de seu time, propiciando um ambiente de colaboração e co-criação. Esses aspectos garantem melhores condições de trabalho, e geram um maior engajamento. Para o especialista em gestão e negócios da CNN, Daniel Castanho, uma das principais qualidades de um líder é justamente a influência que ele exerce em suas equipes.

“A gente não ensina o que a gente sabe, a gente ensina o que a gente é. Líderes precisam ser exemplos”, ressaltou Castanho. E então, gostou do tema? Quer implementar ações que melhorem a performance de seus colaboradores e consequentemente aumentem os resultados de sua empresa? Entre em contato com nossa equipe e conheça nosso portfólio completo de soluções para sua organização.

Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado de trabalho, carreira, ambiente de negócios, cultura e clima organizacional, e gestão de alta performance, siga nosso perfil nas redes sociais pelo @provoko.

Últimos Artigos do Blog

Podemos ajudar?