Como implantar a cultura do accountability em sua empresa

Um dos fatores que mais impacta o ambiente corporativo está ligado à comunicação eficaz entre a liderança e a sua equipe. Aliado a questões como colaboração, diálogo e empatia, este é um elemento fundamental para o processo de melhoria contínua do espaço funcional. Nesse contexto fica evidente cada vez mais o incentivo da chamada cultura do accountability, que em livre tradução do inglês, significa um ‘relacionamento de mão dupla’.

Diferente da responsabilidade pessoal, que é de cada um, o accountability necessita que duas ou mais pessoas se envolvam no processo para que este funcione de maneira eficiente e produtiva. Como exemplo prático, podemos observar o caso de uma reunião, em que após vários debates e alinhamentos sobre determinado projeto ou demanda, sentimos falta dos encaminhamentos práticos sobre cronograma e responsáveis por cada etapa. Isso pode acontecer porque o papel de cada um dos envolvidos talvez não tenha ficado tão claro, fazendo com que não haja o devido engajamento do time.

Nesse ponto cabe um importante alerta: mais do que dizer sim, de maneira fácil e rápida, as implicações dessa resposta positiva precisam ser avaliadas – é preciso compreender (e realmente) confiar que aquele sim irá garantir a entrega adequada. Nesse contexto o gestor precisa ter a capacidade de se colocar como facilitador, estando pronto para analisar os riscos envolvidos naquela resposta positiva.

Isso porque mais do que atender as expectativas do outro, como o nome sugere, é preciso que a pessoa esteja confortável para assumir determinada demanda. Quando isso não ocorre, a performance da organização pode ser impactada de forma negativa. Dessa maneira é fundamental que todos entendam de maneira clara as instruções e os entregáveis daquela tarefa, e cabe ao líder fazer esse alinhamento de forma correta, como veremos abaixo.

Liderança precisa negociar com o time e avaliar riscos

Um dos aspectos fundamentais para que o accountability possar funcionar dentro de uma empresa se refere à negociação. Nesse cenário o líder deve ter a capacidade de saber ouvir e ponderar quando necessário, buscando a melhor solução para as entregas do cotidiano – e isso vai além de dizer ‘sim’ ou ‘não’ para tudo, simplesmente, o que evidencia a importância de uma boa negociação em favor dos resultados.

Nesse cenário o líder tem a responsabilidade de passar as orientações da maneira mais clara possível, e ‘tensionar’, caso necessário, pela busca dessa resposta, deixando todos a vontade, inclusive para dizer ‘não’. Ao assumir esse papel a liderança poderá obter o comprometimento mais efetivo por parte do time, principalmente pela dificuldade que muitos times têm de realizar encaminhamentos práticos.

Claro que juntamente com essa postura, o líder tem que adotar uma gestão humanizada, estimulando em sua equipe atitudes como empatia, cocriação, flexibilidade e colaboração. Isso porque ele é o principal responsável por incentivar a cultura do accountability, como falaremos em seguida.

Incentivar cultura do accountability é papel do líder

Como já falamos em outros conteúdos um bom líder inspira todos ao seu redor, e além de entregar resultados relevantes, valoriza as relações humanas e se preocupa com a saúde mental de sua equipe. Nesse contexto, ao colocar em prática o conceito do accountability, ele deverá inspirar outros a fazerem o mesmo, potencializando as habilidades interpessoais, tão importantes para o desenvolvimento de um bom trabalho coletivo, fazendo com a comunicação seja clara e efetiva.

E então, gostou do tema? Se quiser se aprofundar mais sobre esse assunto, sugerimos o livro: ‘Accountability: A evolução da responsabilidade pessoal – o caminho da revolução eficaz’, do psicólogo e especialista em desenvolvimento profissional, João Cordeiro. Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado de trabalho, carreira, ambiente de negócios, cultura e clima organizacional, e gestão de alta performance siga nosso perfil nas redes sociais pelo @provoko.

Já para saber mais sobre nossos programas de capacitação na modalidade incompany entre em contato com nossa equipe e conheça nosso portfólio completo de soluções para sua organização.

Últimos Artigos do Blog

Cultura forte: o coração de toda empresa de sucesso

Muito se fala sobre inovação, processos, tecnologia e metas — e, de fato, tudo isso [...]

A Soft Skill primordial para a Liderança nesta nova Era: “Filosofia”!

A Nova Era da Inteligência Artificial e o Chamado à Humanidade Essencial Vivemos uma transição [...]

O líder do futuro inspira mais pelo exemplo do que pela hierarquia

Durante muito tempo, liderança foi sinônimo de cargo, poder e controle. Era comum vermos líderes [...]

Cuidar das pessoas dá lucro: entenda porque o bem-estar precisa ser estratégia nas empresas

Recentemente, a Karina concedeu uma entrevista à Revista Expansão, onde abordou de forma clara e [...]

Bem-estar que gera resultados: o cuidado que vira lucro nas empresas

Você acredita que bem-estar no trabalho é apenas um diferencial? Está na hora de mudar [...]

A nova habilidade da liderança: curadoria da informação

A curadoria na liderança se tornou uma habilidade indispensável na era da informação. Diante do [...]

Você sabia que cerca de 60% dos novos líderes reportam não estarem preparados para assumir seus papéis?

Esse dado é alarmante, especialmente quando consideramos que os primeiros meses de um líder em [...]

 Abraham Maslow, o homem que revolucionou a psicologia e a minha forma de vê-lo também

Quando cursei a especialização em Psicologia Transpessoal da Unipaz, vi que haveria um seminário de [...]

Empresas ágeis: a chave para vencer em um mercado em constante transformação

Vivemos em uma era em que as mudanças são rápidas, imprevisíveis e muitas vezes disruptivas. [...]

Podemos ajudar?