Um dos fatores que mais impacta o ambiente corporativo está ligado à comunicação eficaz entre a liderança e a sua equipe. Aliado a questões como colaboração, diálogo e empatia, este é um elemento fundamental para o processo de melhoria contínua do espaço funcional. Nesse contexto fica evidente cada vez mais o incentivo da chamada cultura do accountability, que em livre tradução do inglês, significa um ‘relacionamento de mão dupla’.
Diferente da responsabilidade pessoal, que é de cada um, o accountability necessita que duas ou mais pessoas se envolvam no processo para que este funcione de maneira eficiente e produtiva. Como exemplo prático, podemos observar o caso de uma reunião, em que após vários debates e alinhamentos sobre determinado projeto ou demanda, sentimos falta dos encaminhamentos práticos sobre cronograma e responsáveis por cada etapa. Isso pode acontecer porque o papel de cada um dos envolvidos talvez não tenha ficado tão claro, fazendo com que não haja o devido engajamento do time.
Nesse ponto cabe um importante alerta: mais do que dizer sim, de maneira fácil e rápida, as implicações dessa resposta positiva precisam ser avaliadas – é preciso compreender (e realmente) confiar que aquele sim irá garantir a entrega adequada. Nesse contexto o gestor precisa ter a capacidade de se colocar como facilitador, estando pronto para analisar os riscos envolvidos naquela resposta positiva.
Isso porque mais do que atender as expectativas do outro, como o nome sugere, é preciso que a pessoa esteja confortável para assumir determinada demanda. Quando isso não ocorre, a performance da organização pode ser impactada de forma negativa. Dessa maneira é fundamental que todos entendam de maneira clara as instruções e os entregáveis daquela tarefa, e cabe ao líder fazer esse alinhamento de forma correta, como veremos abaixo.
Liderança precisa negociar com o time e avaliar riscos
Um dos aspectos fundamentais para que o accountability possar funcionar dentro de uma empresa se refere à negociação. Nesse cenário o líder deve ter a capacidade de saber ouvir e ponderar quando necessário, buscando a melhor solução para as entregas do cotidiano – e isso vai além de dizer ‘sim’ ou ‘não’ para tudo, simplesmente, o que evidencia a importância de uma boa negociação em favor dos resultados.
Nesse cenário o líder tem a responsabilidade de passar as orientações da maneira mais clara possível, e ‘tensionar’, caso necessário, pela busca dessa resposta, deixando todos a vontade, inclusive para dizer ‘não’. Ao assumir esse papel a liderança poderá obter o comprometimento mais efetivo por parte do time, principalmente pela dificuldade que muitos times têm de realizar encaminhamentos práticos.
Claro que juntamente com essa postura, o líder tem que adotar uma gestão humanizada, estimulando em sua equipe atitudes como empatia, cocriação, flexibilidade e colaboração. Isso porque ele é o principal responsável por incentivar a cultura do accountability, como falaremos em seguida.
Incentivar cultura do accountability é papel do líder
Como já falamos em outros conteúdos um bom líder inspira todos ao seu redor, e além de entregar resultados relevantes, valoriza as relações humanas e se preocupa com a saúde mental de sua equipe. Nesse contexto, ao colocar em prática o conceito do accountability, ele deverá inspirar outros a fazerem o mesmo, potencializando as habilidades interpessoais, tão importantes para o desenvolvimento de um bom trabalho coletivo, fazendo com a comunicação seja clara e efetiva.
E então, gostou do tema? Se quiser se aprofundar mais sobre esse assunto, sugerimos o livro: ‘Accountability: A evolução da responsabilidade pessoal – o caminho da revolução eficaz’, do psicólogo e especialista em desenvolvimento profissional, João Cordeiro. Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado de trabalho, carreira, ambiente de negócios, cultura e clima organizacional, e gestão de alta performance siga nosso perfil nas redes sociais pelo @provoko.
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