Lideranças devem construir ambiente de aprendizagem contínua

A educação corporativa gera diversos benefícios para uma empresa – já abordamos esse tema em outros conteúdos aqui no blog. Alinhamento estratégico, aceleração dos resultados e o engajamento dos times no propósito daquela organização estão entre os principais benefícios dos treinamentos incompany. No entanto, mais do que apenas promover capacitações no ambiente corporativo, as organizações precisam construir um ambiente de aprendizagem contínua – e isso é papel da liderança.

Atualmente vivemos em uma sociedade hiperconectada – somos bombardeados a todo o instante por muitas informações, especialmente pelo nosso smartphone (segundo a consultoria Newzoo apenas o Brasil tem atualmente cerca de 109 milhões de celulares com conexão de internet). Mas como consumir com qualidade tantos conteúdos e compreendê-los de maneira efetiva que chegam a todo instante? Isso porque existem muitos materiais relevantes nessa enxurrada digital, mas devido ao grande volume de informações, muitos acabam passando despercebidos.

E é justamente nesse ponto que as organizações possuem um papel importante na ‘transformação’ dos dados disponíveis no ambiente digital, em um processo de aprendizagem contínua também no ambiente de trabalho. Cabe às empresas construir um espaço que favoreça e potencialize a aprendizagem mútua. Nesse contexto as lideranças precisam estimular que o conhecimento seja transmitido de maneira clara e assertiva para todos os envolvidos.

Além de garantir melhores condições de trabalho para os seus colaboradores, iniciativas como estas contribuem para o alinhamento correto entre cultura e clima organizacionais – fatores que impactam diretamente na performance do negócio. No entanto, mesmo que promovido no ambiente funcional, o processo de aprendizagem ainda é algo muito pessoal, e essa característica precisa ser observada (e respeitada) pelas organizações, como falaremos em seguida.

Respeitar as diferenças é fundamental nesse processo

Como já falamos aqui no blog as empresas precisam cuidar de seus colaboradores no ambiente de trabalho. Além de transtornos como a ansiedade, outros fatores favorecem o surgimento de doenças ocupacionais, como é o caso do burnout (síndrome caracterizada pelo estresse crônico de trabalho), por exemplo. Para evitar situações como estas, o bem-estar emocional da equipe precisa ser preservado.

Nesse contexto precisamos ter em mente que as pessoas são diferentes e para estruturar uma cultura de aprendizagem assertiva, essa pluralidade precisa ser considerada. Respeitar a diversidade e estimular a comunicação empática e a troca de experiências é também papel da liderança. Dessa maneira, mais do que capacitar o time através de cursos e treinamentos, é preciso construir um ambiente propício ao aprendizado, para que ele possa fluir de maneira orgânica e não de maneira impositiva. Isso porque muitas vezes as formações incompany acabam se tornando meras obrigações, e não geram resultados efetivos para as organizações.

Ao observar esses fatores o líder poderá contar com um time engajado – e preparado – para enfrentar os desafios do mercado. Para Mariana Achutti, CEO da escola corporativa Sputnik, as empresas possuem um papel importante na construção de estratégias para sustentar e nutrir uma cultura de aprendizagem. “Afinal, toda e qualquer organização deve se tornar uma escola no futuro”, observou a CEO.

Capacitar a equipe impacta na performance da empresa

Desenvolver as habilidades de seus colaboradores é fundamental para que eles apresentem um bom desempenho no ambiente profissional. Além de contribuírem para a qualificação e o desenvolvimento contínuo do time, essas iniciativas impactam nos resultados daquela organização. Isso porque ao serem capacitados, os profissionais passam a ser mais comprometidos com a boa performance de sua empresa.

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