O pensamento integrativo do design, baseado na intuição e inspiração podem ser aprendidos por qualquer pessoa e se aplica a qualquer cenário, seja empresarial seja social. Vianna (2012, p. 14) afirma que os “seres humanos são Design Thinkers por natureza”, uma vez que: observar o mundo e gerar novas soluções é uma habilidade coletiva humana. O Design Thinking fomenta as equipes a saírem da “caixa” produzindo soluções que geram novos significados e que estimulam os diversos aspectos (cognitivo, emocional e sensorial) envolvidos na experiência humana, e este contexto tem auxiliado muito as lideranças na busca de equipes solucionadoras de problemas em tempo difíceis como o cenário atual em que estamos vivendo.
Para fomentar a busca de soluções e alternativas que despertem resultados surpreendentes e ampliem as competências dos participantes, é preciso fazer a abordagem a partir de diversas perspectivas e ângulos. Assim, prioriza o trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares, colocando-as em posição de solucionar problemas mais complexos, uma vez que se apresentam olhares diferenciados e interpretações variadas sobre o problema, chegando a uma solução inovadora.
De acordo com Brown (2010, p.8), “a essência do Design Thinking é explorar diferentes
possibilidades” e o mapa mental – que é um tipo de diagrama, voltado para a gestão de
informações, conhecimento e capital intelectual, utilizado, muitas vezes, para facilitar a
compreensão e solução de problemas – seria a melhor ferramenta para se entender as
conexões estabelecidas entre os conteúdos referentes a este tema. Entretanto, para tornar essa explicação um pouco mais aprofundada, discorrer-se-á sobre os estágios do modelo de Design Thinking de uma forma mais linear.

Especialista em Psicologia Positiva e Neuroliderança
Últimos Artigos do Blog
Gestão além da hierarquia: por que empatia é a nova competência estratégica
Estamos vivendo em uma era em que a individualidade exacerbada e a falta de empatia [...]
O crescimento da inteligência artificial nas empresas industriais
Nos últimos dois anos, o uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nas empresas industriais [...]
Cultura forte: o coração de toda empresa de sucesso
Muito se fala sobre inovação, processos, tecnologia e metas — e, de fato, tudo isso [...]
A Soft Skill primordial para a Liderança nesta nova Era: “Filosofia”!
A Nova Era da Inteligência Artificial e o Chamado à Humanidade Essencial Vivemos uma transição [...]
O líder do futuro inspira mais pelo exemplo do que pela hierarquia
Durante muito tempo, liderança foi sinônimo de cargo, poder e controle. Era comum vermos líderes [...]
Cuidar das pessoas dá lucro: entenda porque o bem-estar precisa ser estratégia nas empresas
Recentemente, a Karina concedeu uma entrevista à Revista Expansão, onde abordou de forma clara e [...]
Bem-estar que gera resultados: o cuidado que vira lucro nas empresas
Você acredita que bem-estar no trabalho é apenas um diferencial? Está na hora de mudar [...]
A nova habilidade da liderança: curadoria da informação
A curadoria na liderança se tornou uma habilidade indispensável na era da informação. Diante do [...]
Você sabia que cerca de 60% dos novos líderes reportam não estarem preparados para assumir seus papéis?
Esse dado é alarmante, especialmente quando consideramos que os primeiros meses de um líder em [...]