O pensamento integrativo do design, baseado na intuição e inspiração podem ser aprendidos por qualquer pessoa e se aplica a qualquer cenário, seja empresarial seja social. Vianna (2012, p. 14) afirma que os “seres humanos são Design Thinkers por natureza”, uma vez que: observar o mundo e gerar novas soluções é uma habilidade coletiva humana. O Design Thinking fomenta as equipes a saírem da “caixa” produzindo soluções que geram novos significados e que estimulam os diversos aspectos (cognitivo, emocional e sensorial) envolvidos na experiência humana, e este contexto tem auxiliado muito as lideranças na busca de equipes solucionadoras de problemas em tempo difíceis como o cenário atual em que estamos vivendo.
Para fomentar a busca de soluções e alternativas que despertem resultados surpreendentes e ampliem as competências dos participantes, é preciso fazer a abordagem a partir de diversas perspectivas e ângulos. Assim, prioriza o trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares, colocando-as em posição de solucionar problemas mais complexos, uma vez que se apresentam olhares diferenciados e interpretações variadas sobre o problema, chegando a uma solução inovadora.
De acordo com Brown (2010, p.8), “a essência do Design Thinking é explorar diferentes
possibilidades” e o mapa mental – que é um tipo de diagrama, voltado para a gestão de
informações, conhecimento e capital intelectual, utilizado, muitas vezes, para facilitar a
compreensão e solução de problemas – seria a melhor ferramenta para se entender as
conexões estabelecidas entre os conteúdos referentes a este tema. Entretanto, para tornar essa explicação um pouco mais aprofundada, discorrer-se-á sobre os estágios do modelo de Design Thinking de uma forma mais linear.

Especialista em Psicologia Positiva e Neuroliderança
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