ChatGPT reacende debate sobre papel da IA no mundo do trabalho

Você já deve ter ouvido falar muito sobre o ChatGPT. A ferramenta de linguagem surgiu no final de 2022 e utiliza a Inteligência Artificial (IA) para a automação de diversas tarefas. No entanto, sua crescente popularização em nível mundial – e em tão pouco tempo – reacende debates tantas vezes abordados em filmes de ficção cientifica: em algum momento seremos substituídos pela IA? Meu emprego está ameaçado? O que devo fazer a partir de agora?

A resposta para essas – e outras perguntas – não é nada simples, mas queremos te ajudar a compreender como a tecnologia pode contribuir para que você utilize a tecnologia em sua prática diária. Falando em ChatGPT, em específico, esse modelo de linguagem inovador foi lançado no final de novembro do ano passado pela empresa americana OpenAI, com o objetivo de aumentar o aprendizado e a produtividade dos seus usuários. A partir daí a IA passou a ser utilizada em diversos segmentos, principalmente devido à sua versatilidade.

Isso porque o ChatGPT pode ser utilizado tanto para quem está à procura de respostas rápidas para simples perguntas, quanto para quem precisa de esclarecimentos para conceitos mais complexos – além, é claro, de auxiliar na construção de conteúdos, como textos e ensaios. Você mesmo, que está lendo esse texto agora, já pode estar utilizando essa funcionalidade em suas rotinas diárias de trabalho ou lazer, seja para escrever um texto ou fazer uma pesquisa.

O ChatGPT tem auxiliado também pessoas que estão à procura de emprego e até mesmo na preparação de candidatos para entrevistas em processos seletivos. A ferramenta consegue, inclusive, repassar ao usuário conselhos sobre carreira e empregabilidade. Com isso percebemos que a tecnologia deve ser vista como uma aliada em nosso cotidiano, devendo servir para potencializar nossas atividades, reduzindo processos e prazos, como veremos abaixo.

IA deve ser aliada do trabalho do humano, dizem especialistas

No entanto, mais do que enxergá-la como uma ‘ameaça’, a IA deve ser vista como uma importante aliada para a realização de tarefas mais automatizadas. Para a futurista americana Amy Webb, fundadora do The Future Today Institute, durante a próxima década, a IA deverá servir de apoio às nossas práticas, como é o caso da medicina, por exemplo, onde robôs poderão auxiliar médicos durante seus procedimentos – tudo de forma rápida e precisa.

Em entrevista à Época Negócios ela observou que a maneira como trabalharemos juntos será simbiótica, e não confrontacional. Diante disso a integração entre robôs e máquinas por meio da IA deverá, em tese, ampliar as capacidades de automação, evitando o trabalho humano repetitivo. Nesse contexto corporações como o Google já anunciaram avanços na integração entre humanos e máquinas, como é o caso da pesquisa onde um robô treinado por Inteligência Artificial realizou afazeres domésticos.

Dessa maneira precisamos estar preparados para esses novos tempos, procurando obter o máximo de conhecimento das novas tecnologias, como forma de melhorar nossa performance no trabalho. Com isso a aprendizagem contínua é fundamental, como falaremos em seguida – e isso também é papel das empresas.

Para acompanhar as novas tendências, time deve estar capacitado

Como vimos acima somos impactados constantemente pelos avanços tecnológicos – e de forma cada vez mais rápida e intensa. Dentro desse contexto a importância de promover um ambiente de aprendizagem contínua nas empresas é fundamental (já abordamos esse tema em outros conteúdos aqui no blog).

Criar um ambiente em que todos possam se sentir motivados a realizarem os processos, potencializando as capacidades individuais de cada um, é papel do líder. Por isso não apenas as competências técnicas devem ser desenvolvidas em uma organização, mas também as comportamentais. Ao estimular o desenvolvimento do time, a empresa poderá potencializar seus resultados.

E então, gostou do tema? Para conhecer nossos programas de capacitação entre em contato com nossa equipe e conheça nosso portfólio completo de soluções educacionais. Se quiser ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado de trabalho, carreira, ambiente de negócios, cultura e clima organizacional, e gestão de alta performance siga nosso perfil nas redes sociais pelo @provoko.

Últimos Artigos do Blog

Podemos ajudar?