Como já falamos em outros textos, a capacitação das equipes por meio de cursos e formações com foco no desenvolvimento de competências comportamentais (soft skills), é fundamental para a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. No entanto, essas iniciativas além de contribuírem para a melhoria contínua das equipes, também impactam na performance de uma empresa, e auxiliam no fortalecimento da cultura organizacional – algo tão relevante no ambiente corporativo.
A educação corporativa possui um papel fundamental na estratégia de crescimento das empresas, independentemente de serem do setor público ou privado. Isso porque ao estimular um processo de aprendizagem contínuo de seu time, a organização incorpora essas ações ao seu DNA organizacional (cultura). Esse setor carrega em si as características daquela empresa e como ela se apresenta ao mercado, o que contribui também para a criação de seu diferencial competitivo frente aos seus demais concorrentes de mercado.
Nesse contexto, ao capacitar seus colaboradores, a empresa consegue realizar o desenvolvimento profissional deles, de modo a construir um ambiente de aprendizado permanente. Esse movimento propicia a construção de um ambiente colaborativo, onde todos se sentem motivados a realizarem os processos. Iniciativas como estas fazem com que equipe perceba o valor daquele treinamento para as suas atividades, e o quanto a gestão da empresa está preocupada com a sua qualificação.
Além dos benefícios dos quais falamos acima, implementar a educação corporativa em sua organização, também permite o alinhamento estratégico e a resolução de problemas específicos daquela empresa – falaremos sobre esse diferencial abaixo.
Foco na solução de problemas reais da organização
Este é um dos principais diferenciais que uma empresa pode obter ao investir em educação corporativa. Diferente dos cursos abertos, os treinamentos corporativos podem ser totalmente customizados à realidade de sua organização. Inclusive é possível estruturar um conteúdo programático conforme o perfil de sua equipe, e levando em consideração as competências que a liderança gostaria de capacitar naquele momento e com base nos objetivos a serem alcançados pela organização.
Esse aspecto permite abordar e discutir situações reais envolvendo aquela empresa, o que inclui a definição de metas e a eficientização de processos de maneira mais assertiva. Esses fatores não seriam possíveis em capacitações abertas, voltadas ao público em geral. Com isso esse tipo de formação incompany permite a aceleração dos resultados, proporcionando o engajamento colaboradores no propósito daquela organização. Esses diferenciais garantem o correto alinhamento estratégico da empresa, além de permitirem a criação de ambiente colaborativo e inovador.
Outro dado importante com relação às formações corporativas se refere ao perfil dos profissionais capacitados. Atualmente a maior parte dos cursos são destinadas aos cargos de liderança, demonstrando a importância de capacitarmos gerentes e supervisores empresariais. Isso porque 30% do resultado de uma organização está intimamente ligado ao estilo de liderança que ela possui.
Esse número indica ainda a necessidade da formação contínua de gestores, com foco na construção de lideranças humanizadas, que além da performance, estejam preocupadas com o bem-estar emocional de sua equipe. Um líder humanizado precisa ser justo e atento às necessidades de seu time, e deve inspirar atitudes como empatia e colaboração.
Empresas estão investindo mais em educação corporativa
Cada vez mais as organizações têm buscado iniciativas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Essas ações educacionais são desenvolvidas por meio de ações como cursos, palestras e workshops.
Levantamento da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), apontou que as empresas brasileiras investem cerca de 22 horas em treinamentos dos colaboradores todos os anos. Ainda conforme ABTD, as empresas do segmento de serviço foram as responsáveis pelo maior volume de aportes em treinamentos. Conforme números do Sebrae, o ticket médio investido em Treinamento e Desenvolvimento (T&D) é de R$ 788,00.
E então, gostou do tema? Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado de trabalho, carreira, ambiente de negócios, cultura e clima organizacional, e gestão de alta performance siga nosso perfil nas redes sociais pelo @provoko. Se você quiser utilizar a educação corporativa como aliada no processo de melhoria contínua de sua empresa, também podemos te ajudar. Entre em contato com nossa equipe e conheça nosso portfólio completo de soluções para sua organização.


Últimos Artigos do Blog
Soft skills: o diferencial humano por trás das equipes de sucesso
Em um mercado cada vez mais tecnológico e competitivo, as habilidades técnicas já não bastam. [...]
Gestão além da hierarquia: por que empatia é a nova competência estratégica
Estamos vivendo em uma era em que a individualidade exacerbada e a falta de empatia [...]
O crescimento da inteligência artificial nas empresas industriais
Nos últimos dois anos, o uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nas empresas industriais [...]
Cultura forte: o coração de toda empresa de sucesso
Muito se fala sobre inovação, processos, tecnologia e metas — e, de fato, tudo isso [...]
A Soft Skill primordial para a Liderança nesta nova Era: “Filosofia”!
A Nova Era da Inteligência Artificial e o Chamado à Humanidade Essencial Vivemos uma transição [...]
O líder do futuro inspira mais pelo exemplo do que pela hierarquia
Durante muito tempo, liderança foi sinônimo de cargo, poder e controle. Era comum vermos líderes [...]
Cuidar das pessoas dá lucro: entenda porque o bem-estar precisa ser estratégia nas empresas
Recentemente, a Karina concedeu uma entrevista à Revista Expansão, onde abordou de forma clara e [...]
Bem-estar que gera resultados: o cuidado que vira lucro nas empresas
Você acredita que bem-estar no trabalho é apenas um diferencial? Está na hora de mudar [...]
A nova habilidade da liderança: curadoria da informação
A curadoria na liderança se tornou uma habilidade indispensável na era da informação. Diante do [...]