O ano de 2023 deve ser bastante desafiador para as empresas. A tão esperada retomada da economia no pós Covid-19, está entre os principais desafios desse novo ano que se aproxima – e as lideranças possuem um papel fundamental nesse processo. Isso porque os gestores ao mesmo tempo que precisam garantir a performance da organização, também não podem esquecer do cuidado com as pessoas no ambiente de trabalho.
Apesar das incertezas do mercado global (guerra da Ucrânia, juros altos e pandemia), e do cenário brasileiro (pós eleições), as expectativas são bastante positivas para o próximo ano. De acordo com projeção do Santander, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 2,8% neste ano e 0,7% em 2023. No entanto para aproveitar as oportunidades que devem surgir, algumas ações com foco na melhoria contínua do ambiente precisam ser implementadas.
O primeiro passo para romper os desafios se refere à transformação digital, e o time precisa ser envolvido nesse movimento. Digitalizar processos e oferecer ferramentas online para a execução de tarefas é fundamental para aceleração dos resultados. Nesse contexto o líder tem a missão de tornar a operação mais ágil e interativa, de modo a guiar sua equipe de forma rápida e eficaz na busca por soluções para determinados problemas do cotidiano e na condução de novos projetos.
Outro ponto importante se refere ao monitoramento do ambiente organizacional. Porém garantir o bem-estar organizacional vai além de acompanhar o clima por meio de indicadores de satisfação dos colaboradores como salário, liderança e ambiente – muito pelo contrário. O líder deve adotar uma postura humanizada e empática, incentivando atitudes colaborativas, que favoreçam à cooperação e à co-criação, sem esquecer da cultura do feedback como falaremos abaixo.
Feedback como ferramenta de melhoria contínua
Outro processo importante para romper os desafios do próximo ano se refere ao feedback – iniciativa que cabe, principalmente, ao líder. Esse gestor precisa desenvolver a escuta permanente de seu time e estar aberto a sugestões e críticas. Ele deve também possuir a capacidade de avaliar as colocações feitas pela equipe, sempre com foco na resolução de eventuais conflitos e na busca por pontos de melhoria constante.
Nesse contexto, mais do que apontar o problema e pedir uma solução, simplesmente, o líder deve procurar estabelecer um ‘acordo’ com seus colaboradores, com o objetivo de garantir que o resultado seja alcançado em um determinado período de tempo. Ele também precisa acompanhar esse movimento de perto, como forma de garantir o alinhamento correto e corrigir eventuais problemas de compreensão do que precisa ser executado.
Com isso, quando o diálogo é estimulado, o ambiente se constitui em um espaço de aprendizagem contínua e colaboração mútua. Dessa maneira, mais do que simplesmente implantar soluções tecnológicas como falamos no começo do texto, é fundamental propiciar o bem-estar emocional do seu time em diversos aspectos, e isso passa também pela qualificação da equipe como veremos em seguida.
Desenvolva as competências do seu time
Outra forma de preparar o time para os desafios passa pela capacitação. Essas ações devem ser feitas por meio de cursos e formações com foco no desenvolvimento de competências comportamentais (soft skills). Iniciativas como estas contribuem para a qualificação e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, e impactam diretamente nos resultados da organização.
Quando falamos de educação corporativa, entre as principais vantagens para uma organização está o alinhamento estratégico. Isso porque diferente dos cursos abertos, os treinamentos corporativos permitem a abordagem de situações reais daquela empresa. Porém essas capacitações não podem ser realizadas de maneira esporádica ou sob demanda. É preciso estruturar programas de educação continuada, como forma de criar um ambiente de aprendizagem contínuo, onde todos sejam envolvidos nos processos de formação.
E então, gostou do tema? Já parou para pensar se sua empresa está realmente preparada para os desafios de 2023? Como falamos acima um dos pilares dessa jornada é a educação corporativa e podemos te ajudar nesse processo. Para conhecer nosso portfólio completo de soluções para sua organização, entre em contato com nossa equipe.
Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado de trabalho, carreira, ambiente de negócios, cultura e clima organizacional, e gestão de alta performance siga nosso perfil nas redes sociais pelo @provoko.
Últimos Artigos do Blog
Gestão além da hierarquia: por que empatia é a nova competência estratégica
Estamos vivendo em uma era em que a individualidade exacerbada e a falta de empatia [...]
O crescimento da inteligência artificial nas empresas industriais
Nos últimos dois anos, o uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nas empresas industriais [...]
Cultura forte: o coração de toda empresa de sucesso
Muito se fala sobre inovação, processos, tecnologia e metas — e, de fato, tudo isso [...]
A Soft Skill primordial para a Liderança nesta nova Era: “Filosofia”!
A Nova Era da Inteligência Artificial e o Chamado à Humanidade Essencial Vivemos uma transição [...]
O líder do futuro inspira mais pelo exemplo do que pela hierarquia
Durante muito tempo, liderança foi sinônimo de cargo, poder e controle. Era comum vermos líderes [...]
Cuidar das pessoas dá lucro: entenda porque o bem-estar precisa ser estratégia nas empresas
Recentemente, a Karina concedeu uma entrevista à Revista Expansão, onde abordou de forma clara e [...]
Bem-estar que gera resultados: o cuidado que vira lucro nas empresas
Você acredita que bem-estar no trabalho é apenas um diferencial? Está na hora de mudar [...]
A nova habilidade da liderança: curadoria da informação
A curadoria na liderança se tornou uma habilidade indispensável na era da informação. Diante do [...]
Você sabia que cerca de 60% dos novos líderes reportam não estarem preparados para assumir seus papéis?
Esse dado é alarmante, especialmente quando consideramos que os primeiros meses de um líder em [...]