Quem é VIP agora é o Propósito

Este tema tenho abordado muito nas minhas palestras e cursos e tem sido um grande objetivo de construção e consolidação pelas empresas. Isto está muito associado a nova era em que estamos vivendo, onde o propósito representa marcas de maior destaque, empresas melhores e legados duradouros para todos os envolvidos.

Arquimedes, talvez o maior matemático da antiguidade clássica, dizia a mais de 2.200 anos: “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu levantarei o mundo”. Esta frase ganha uma força maior ainda dentro das organizações quando estudamos as megatendências. O Propósito é a alavanca que tem transformado e irá transformar a vida das organizações e das pessoas. Não é demais afirmar que talvez ela não resolva os problemas deste nosso mundo, mas potencializa sobremaneira o impacto que as organizações têm na sociedade e dá uma razão de ser para sua existência.

Nós somos os pontos de apoio que garantem a propulsão dessa fantástica alavanca. As organizações que combinaram esses dois elementos – a alavanca e o ponto de apoio – têm criado muito mais valor, no sentido pleno que essa palavra pode ter. Valor no sentido do impacto no bottom line, no sentido da sustentabilidade organizacional, no sentido da contribuição para os projetos de felicidade de seus colaboradores e dos segmentos da sociedade atendidos por elas.

Propósito é a resposta para a seguinte pergunta: o que o Brasil perderia se sua empresa desaparecesse amanhã? É uma pergunta transformadora. Quando a resposta a essa pergunta é apenas a perda do negócio em si, de sua fatia de mercado, é porque o verdadeiro Propósito da organização não foi identificado.

Últimos Artigos do Blog

Podemos ajudar?