O ano de 2023 está sendo bastante desafiador para os líderes empresariais, principalmente em função das incertezas que impactam o cenário econômico. Quando falamos de mercado de trabalho, em especial, notícias sobre aumento do desemprego, demissões em massa no setor de tecnologia e pedidos de recuperação judicial de empresas, tornam o cenário ainda mais preocupante para todos, principalmente para os colaboradores. Mas como engajar sua equipe em um contexto de tantas incertezas?
Certamente esse movimento não é nada fácil, mas precisa ser realizado – e é papel da liderança assumir esse protagonismo dentro das organizações. Isso porque o líder é o responsável por conduzir o time em momentos de adversidades, em especial quando sua empresa é impactada por fatores externos do mercado econômico como os que falamos acima. Tomando como base o conceito de liderança adaptativa, esse gestor, como o nome mesmo já diz, deve ser capaz de se adaptar de maneira rápida às mudanças que podem surgir no cotidiano da organização, sem deixar que sua equipe seja afetada. Esse líder deve também ser transparente, inclusive, no momento de comunicar eventuais crises ao time.
E mesmo que os profissionais tenham a clareza de que estão desenvolvendo suas entregas com qualidade e responsabilidade, essas notícias externas do mercado podem fazer com que se sintam inseguros no ambiente funcional. Isso porque, ao saberem de fatos como esses (demissões em massa e falência de empresas), é inevitável que esses profissionais não pensem de imediato em sua própria condição. “Será que também não perderei meu emprego?”.
Para evitar situações como estas, as informações precisam ser comunicadas com a maior clareza e transparência pela gestão – inclusive muitas empresas adotam canais internos para realizar essa comunicação com a sua força de trabalho. Atitudes como esta estimulam a criação de uma cultura psicologicamente segura para todos os envolvidos, como falaremos em seguida.
Lideranças precisam garantir a segurança psicológica
Ao assumir uma postura humanizada e empática, o líder permitirá que seus colaboradores se sintam confortáveis para desenvolverem suas atividades, contribuindo para a segurança psicológica de todos. Essa condição, que passa pelos campos social, físico e, sobretudo, psicológico, contribuem ainda para o fortalecimento da cultura organizacional (falaremos mais sobre o tema ainda nesse texto).
Isso porque quando o ambiente é ‘seguro’, do ponto visto emocional, este passar a ser também mais colaborativo, o que se reflete também nos resultados daquela organização, e contribui para o aumento de seu diferencial competitivo. Essas questões impactam ainda positivamente nos resultados da empresa, gerando maior eficiência e produtividade.
Outro ponto de melhoria que pode ser observado com a adoção dessas práticas (e que também está relacionado aos resultados) se refere à saúde ocupacional. Sobre este último ponto, funcionários motivados e engajados tendem a apresentarem menos problemas de saúde, sejam eles de ordem mental ou física, e consequentemente faltam menos ao trabalho – fator que contribui para a redução do absenteísmo.
Cultura organizacional é fundamental para engajamento do time
Como já falamos em outros conteúdos aqui no blog, quando existe o alinhamento correto entre clima e cultura dentro da empresa, este contribui para o chamado bem-estar organizacional, e consequentemente impacta no engajamento de todos. Garantir que a cultura esteja presente e – alinhada aos resultados da organização – é também papel da liderança.
Por isso a cultura organizacional é tão importante no processo de engajamento do time com o propósito da empresa. Dessa maneira o líder deve exercitar, dentre outras práticas, a escuta permanente da equipe – e também precisa estar aberto a críticas e sugestões como forma de propiciar um ambiente funcional colaborativo e inovador.
E então, gostou do tema? Se quiser implementar ações de melhoria contínua em sua empresa, entre em contato com nossa equipe e conheça nosso portfólio completo de soluções para sua organização. Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado de trabalho, carreira, ambiente de negócios, cultura e clima organizacional, e gestão de alta performance siga nosso perfil nas redes sociais pelo @provoko.
Últimos Artigos do Blog
Gestão além da hierarquia: por que empatia é a nova competência estratégica
Estamos vivendo em uma era em que a individualidade exacerbada e a falta de empatia [...]
O crescimento da inteligência artificial nas empresas industriais
Nos últimos dois anos, o uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nas empresas industriais [...]
Cultura forte: o coração de toda empresa de sucesso
Muito se fala sobre inovação, processos, tecnologia e metas — e, de fato, tudo isso [...]
A Soft Skill primordial para a Liderança nesta nova Era: “Filosofia”!
A Nova Era da Inteligência Artificial e o Chamado à Humanidade Essencial Vivemos uma transição [...]
O líder do futuro inspira mais pelo exemplo do que pela hierarquia
Durante muito tempo, liderança foi sinônimo de cargo, poder e controle. Era comum vermos líderes [...]
Cuidar das pessoas dá lucro: entenda porque o bem-estar precisa ser estratégia nas empresas
Recentemente, a Karina concedeu uma entrevista à Revista Expansão, onde abordou de forma clara e [...]
Bem-estar que gera resultados: o cuidado que vira lucro nas empresas
Você acredita que bem-estar no trabalho é apenas um diferencial? Está na hora de mudar [...]
A nova habilidade da liderança: curadoria da informação
A curadoria na liderança se tornou uma habilidade indispensável na era da informação. Diante do [...]
Você sabia que cerca de 60% dos novos líderes reportam não estarem preparados para assumir seus papéis?
Esse dado é alarmante, especialmente quando consideramos que os primeiros meses de um líder em [...]