Empresas precisam trabalhar conceito de ensino adaptativo com seus times

Como já falamos em outros textos aqui no blog. a construção de um ambiente corporativo com foco na aprendizagem contínua de seus colaboradores impacta diretamente nos resultados da empresa. Nesse contexto tem ganhado espaço dentro das organizações o chamado ‘ensino adaptativo’ – conceito que prevê a estruturação de programas de capacitação customizados às necessidades de cada profissional.

A capacitação das equipes por meio de cursos e formações com foco no desenvolvimento de competências comportamentais (soft skills), é fundamental para a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Isso porque ao serem capacitados, os profissionais passam a ser mais comprometidos com a performance – e engajados com o propósito de sua empresa.

Estudo realizado pela empresa americana Bamboo HR, que fornece softwares de gestão para o RH, apontou que quando isso ocorre, os colaboradores se tornam até 18% mais produtivos – e comprometidos com o resultado de sua empresa. No entanto, mesmo que promovido no espaço de trabalho, o processo de aprendizagem ainda é algo muito pessoal, e essa característica precisa ser levada em consideração pelas lideranças no momento de estruturar um programa de formação.

Em se tratando do conceito de ensino adaptativo, este consiste em uma metodologia focada no desenvolvimento de capacitações personalizadas, de acordo com a jornada de aprendizagem de cada colaborador. Dessa maneira é preciso desenvolver programas que possuam esse viés personalizado, levando em conta o perfil e as competências esperadas para esse profissional, sejam elas técnicas ou comportamentais. E existem algumas formas de desenvolver esse conceito, como falaremos em seguida.

E como posso implementar essas iniciativas em minha empresa?

Por isso antes de sair desenvolvendo cursos é necessário, inicialmente, conhecer a fundo a realidade do seu time (e do seu negócio) – quais lacunas precisam ser preenchidas por meio de formações, e qual a melhor forma de implementar tais capacitações. Sem essa análise, existe um risco de que as coisas não saiam como planejado.

Em seguida deve ser observado quais ferramentas são as mais adequadas para desenvolver essas competências de maneira mais assertiva no ambiente corporativo,  sem esquecer as especificidades de cada  um dos colaboradores. Muitas organizações têm optado pela realização de trilhas de aprendizagens, as quais podem ser formadas por cursos autoinstrucionais, workshops, palestras,  dentre outras iniciativas.

Porém, indepedente do formato definido, cabe às lideranças construir um espaço que favoreça e potencialize a aprendizagem mútua, estimulando que o conhecimento seja transmitido de maneira clara e efetiva para todos os envolvidos. Além de contribuírem para a melhoria contínua das equipes, as capacitações realizadas no formato incompany geram diversas vantagens para a empresa, com impactos na performance e no fortalecimento da cultura organizacional – abaixo vamos falar um pouco mais desses diferenciais.

Capacitações incompany permitem abordagem de problemas ‘reais’

Entre as principais vantagens de realizar capacitações em sua organização está a questão do alinhamento estratégico, pois diferente dos treinamentos tradicionais (cursos abertos), os cursos corporativos permitem a abordagem de situações reais daquela empresa. Ao desenvolver programas de capacitação, estes são mais assertivos e podem ser embasados nas metas que organização precisa atingir naquele determinado momento.

No entanto, apesar da relevância do tema, um levantamento da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), realizado em 2022, apontou que as empresas brasileiras ainda investem pouco em capacitação – apenas 17 horas são aplicadas em treinamentos e processos de formação. Dessa maneira os números acima indicam que qualificar os times ainda não está entre as prioridades dos líderes empresariais.

E então, gostou do tema? Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado de trabalho, carreira, ambiente de negócios, cultura e clima organizacional, e gestão de alta performance siga nosso perfil nas redes sociais pelo @provoko. Se você quiser utilizar a educação corporativa como aliada no processo de melhoria contínua de sua empresa, também podemos te ajudar. Entre em contato com nossa equipe e conheça nosso portfólio completo de soluções para sua organização.

Últimos Artigos do Blog

Gestão além da hierarquia: por que empatia é a nova competência estratégica

Estamos vivendo em uma era em que a individualidade exacerbada e a falta de empatia [...]

O crescimento da inteligência artificial nas empresas industriais

Nos últimos dois anos, o uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nas empresas industriais [...]

Cultura forte: o coração de toda empresa de sucesso

Muito se fala sobre inovação, processos, tecnologia e metas — e, de fato, tudo isso [...]

A Soft Skill primordial para a Liderança nesta nova Era: “Filosofia”!

A Nova Era da Inteligência Artificial e o Chamado à Humanidade Essencial Vivemos uma transição [...]

O líder do futuro inspira mais pelo exemplo do que pela hierarquia

Durante muito tempo, liderança foi sinônimo de cargo, poder e controle. Era comum vermos líderes [...]

Cuidar das pessoas dá lucro: entenda porque o bem-estar precisa ser estratégia nas empresas

Recentemente, a Karina concedeu uma entrevista à Revista Expansão, onde abordou de forma clara e [...]

Bem-estar que gera resultados: o cuidado que vira lucro nas empresas

Você acredita que bem-estar no trabalho é apenas um diferencial? Está na hora de mudar [...]

A nova habilidade da liderança: curadoria da informação

A curadoria na liderança se tornou uma habilidade indispensável na era da informação. Diante do [...]

Você sabia que cerca de 60% dos novos líderes reportam não estarem preparados para assumir seus papéis?

Esse dado é alarmante, especialmente quando consideramos que os primeiros meses de um líder em [...]

Podemos ajudar?