Como já falamos em outro texto aqui no blog a adaptabilidade é uma característica fundamental para os líderes, especialmente em tempos de transformação digital. Isso porque em um cenário onde as mudanças são constantes, é preciso estar atento a estes movimentos. Diante disso a Inteligência Artificial (IA) deve ser vista como aliada na melhoria de processos e aumento da produtividade – e cabe às lideranças utilizarem essas ferramentas de maneira assertiva em suas organizações.
A liderança está relacionada diretamente à gestão estratégica de pessoas. Isso porque além de ter que se preocupar com a performance do negócio, o gestor precisa lidar com outros fatores que envolvem o sucesso daquela organização, o que inclui o bem-estar emocional de seus liderados. Nesse contexto os líderes precisam compreender como a tecnologia pode contribuir com a otimização de processos e a maximização dos resultados, auxiliando as equipes a melhorarem suas entregas.
Um experimento da universidade americana de Stanford em parceria com o MIT, apontou que funcionários conseguem executar suas tarefas rotineiras até 35% mais rápido com ajuda da IA. Porém todo esse avanço também impõe muitos desafios às organizações, sendo que um deles se refere justamente ao cuidado que é preciso ter com as pessoas – e a liderança humanizada tem um papel fundamental nessa questão como falaremos em seguida.
Sem perder foco no resultado, líderes devem assumir postura humanizada
Como vimos acima as novas tecnologias precisam ser utilizadas para a melhoria dos resultados. No entanto uma organização é feita, essencialmente, de pessoas e por isso elas precisam ser cuidadas – quando cuidamos das pessoas, elas cuidam da empresa.
Diante disso, sem esquecer do seu compromisso com a performance, o líder tem que adotar uma postura humanizada, estimulando em sua equipe atitudes como empatia, co-criação, flexibilidade e colaboração. Esse gestor deve exercitar a escuta permanente de seu time, estando aberto também a ouvir sugestões e avaliar tais colocações feitas por sua equipe. E sobre este último ponto (comunicação) um ambiente onde o diálogo é estimulado se constitui em um espaço em que cultura e clima organizacional tendem a ficar alinhados.
Dessa maneira, antes de sair implementando novas ferramentas tecnológicas, o líder deve primeiro compreender como a IA poderá impactar positivamente o trabalho de todos ao seu redor. Ele precisa estar familiarizado com as ferramentas digitais, conhecer suas funcionalidades e quais aplicações se adequam melhor ao seu tipo de negócio. Concluída essa etapa, é preciso capacitar o time para esse novo momento da organização, definindo métricas e objetivos a serem atingidos. Além disso, todo esse processo deve ser norteado por uma comunicação assertiva.
Cada vez mais empresas estão adotando a IA
Com foco no aumento da produtividade muitas empresas já estão utilizando a IA em seus processos há algum tempo – e isso vai além do ChatGPT (ferramenta de linguagem lançada em 2022 que utiliza a IA para a automação de diversas tarefas). Inclusive, devido à sua rápida massificação, 2023 está sendo considerado o ano da Inteligência Artificial. E a tendência é que cada vez mais as organizações passem a incorporar a tecnologia nos próximos anos.
De acordo com o relatório The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial sete em cada 10 empresas deverão incorporar a Inteligência Artificial até 2027 em todo o mundo. Porém, antes mesmo dessa popularização, aqui no Brasil, mais de 40% das empresas já utilizavam alguma forma de IA em suas tarefas rotineiras, de acordo com pesquisa global da IBM realizada no ano passado.
E então, gostou do tema? Quer implementar ações que melhorem a performance de seus colaboradores e consequentemente aumentem os resultados de sua empresa? Entre em contato com nossa equipe e conheça nosso portfólio completo de soluções para sua organização. Para ficar atualizado sobre estas e outras tendências do mercado de trabalho, carreira, ambiente de negócios, cultura e clima organizacional, e gestão de alta performance, siga nosso perfil nas redes sociais pelo @provoko.
Últimos Artigos do Blog
Gestão além da hierarquia: por que empatia é a nova competência estratégica
Estamos vivendo em uma era em que a individualidade exacerbada e a falta de empatia [...]
O crescimento da inteligência artificial nas empresas industriais
Nos últimos dois anos, o uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nas empresas industriais [...]
Cultura forte: o coração de toda empresa de sucesso
Muito se fala sobre inovação, processos, tecnologia e metas — e, de fato, tudo isso [...]
A Soft Skill primordial para a Liderança nesta nova Era: “Filosofia”!
A Nova Era da Inteligência Artificial e o Chamado à Humanidade Essencial Vivemos uma transição [...]
O líder do futuro inspira mais pelo exemplo do que pela hierarquia
Durante muito tempo, liderança foi sinônimo de cargo, poder e controle. Era comum vermos líderes [...]
Cuidar das pessoas dá lucro: entenda porque o bem-estar precisa ser estratégia nas empresas
Recentemente, a Karina concedeu uma entrevista à Revista Expansão, onde abordou de forma clara e [...]
Bem-estar que gera resultados: o cuidado que vira lucro nas empresas
Você acredita que bem-estar no trabalho é apenas um diferencial? Está na hora de mudar [...]
A nova habilidade da liderança: curadoria da informação
A curadoria na liderança se tornou uma habilidade indispensável na era da informação. Diante do [...]
Você sabia que cerca de 60% dos novos líderes reportam não estarem preparados para assumir seus papéis?
Esse dado é alarmante, especialmente quando consideramos que os primeiros meses de um líder em [...]